EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO MUNDO

 

1. Dados sobre educação domiciliar no mundo

  • Reconhecida, permitida ou regulamentada em mais de 60 países;

  • Presente nos 5 continentes;

  • Praticada em países de regimes de governo diversos, democráticos ou não.

 

2. Algumas das principais nações que adotam o ensino domiciliar como
    modalidade educacional válida:

  • América do Norte: EUA, Canadá;

  • América do Sul: Colômbia, Chile, Equador, Paraguai;

  • Europa: Portugal, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria, Finlândia, Noruega, Rússia;

  • África: África do Sul;

  • Ásia: Filipinas, Japão;

  • Oceania: Austrália, Nova Zelândia.
     

3.    Liberdade educacional

  • Os dez países com mais liberdade educacional: Irlanda, Holanda, Bélgica, Malta, Dinamarca, Reino Unido, Chile, Finlândia, Eslováquia, Espanha;

  • Os dez países com menos liberdade educacional: Gâmbia, Líbia, Cuba, Arábia Saudita, Afeganistão, Congo, Etiópia, Síria, Mauritânia, Serra Leoa;

  • O Brasil ocupa a 58ª posição no Ranking de Liberdade Educacional da Oidel* entre o Qatar e o Cambodja.


 

4.    Resumo executivo da educação domiciliar no mundo
      (Dr. Brian Ray)**

  • Uma ampla diversidade de famílias e crianças está envolvida em Educação Domiciliar ao redor do mundo. Trinta e cinco anos de pesquisa mostram que os educados em casa estão se saindo tão bem, e geralmente melhor, do que os estudantes em escolas públicas institucionais em termos de desempenho acadêmico, desenvolvimento social e sucesso na vida adulta.

 

5.    Características demográficas dos homeschoolers

  • Muitos estudos mostram que a comunidade de educação domiciliar é diversificada de várias maneiras. Está claro que os pais que se identificam como liberais, progressistas, conservadores e libertários estão todos envolvidos na educação escolar em casa. Vários estudos indicam que a educação domiciliar é comum entre os agnósticos, ateus, cristãos, judeus, mórmons, adeptos da Nova Era e católicos romanos. Pesquisas na Internet revelam rapidamente muitos grupos de apoio, organizações e publicações de ensino domiciliar que atraem cada um desses grupos filosóficos, religiosos e políticos.

6.    Desempenho acadêmico dos educados no lar

  • Em média, os alunos do ensino domiciliar têm 15 a 30 pontos percentuais a mais que os alunos das escolas públicas.

7.    Desempenho social dos educados no lar

  • Os adolescentes educados em casa têm menor probabilidade de consumir álcool e, se o fizerem, têm menor probabilidade de ficarem embriagados do que seus equivalentes das escolas públicas e privadas;

  • Estudantes educados no lar receberam pontuações de comportamento problemático significativamente mais baixas do que seus companheiros de mesma idade do programa tradicional;

  • Estudantes com maior exposição à educação domiciliar em relação à educação pública tendem a ser mais tolerantes em política;

  • Estudantes instruídos no lar se envolvem mais em atividades cívicas e serviço voluntário à comunidade em comparação com os estudantes da educação pública.

* Oidel - Uma organização não governamental especializada no direito à educação e liberdade de educação com status consultivo junto ao ECOSOC, UNESCO e Conselho da Europa.

** Brian Ray é presidente do National Home Education Research Institute (www.nheri.org) e é conhecido internacionalmente por sua pesquisa sobre homeschooling. Ele atua como perito em tribunais e legislaturas, já foi professor de primeiro e segundo grau e atualmente é professor universitário. Ele é Ph.D. em educação científica da Oregon State University.